Estamos chegando ao fim a uma longa Jornada de Perguntas e Questionamentos sobre Projetos Socioambientais. O que não significa que as perguntas acabam. Na verdade, elas só se ampliam.
A proposta principal é que a gente aprenda a fazer perguntas e saiba como buscar as respostas. Fazer uma retrospectiva sobre como foi o processo todo é parte do fim. Abrir novas perguntas e recomeçar também.
O ciclo de vida de um projeto é assim: tem começo, meio e fim.
E para conversar sobre o encerramento de projetos, a gente sugere ouvir os podcasts feitos a partir das entrevistas com a Floriana Breyer da Climate Ventures e com a Roberta Procópio do Instituto Auá. Nas entrevistas com elas, a gente conversou sobre como os respectivos projetos foram pensados para os seus términos.
No Guia do Project DPro que temos usado desde o início da nossa Jornada, as discussões sobre o encerramento do projeto, ou seja desta última etapa do Ciclo de vida, se encontram entre as páginas 162 e 172.
No Guia, entre as páginas 199 e 200, há uma breve discussão também sobre a adaptação das ferramentas discutidas ao longo do Guia (e desta Jornada) para a organização de cada um.
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Neste podcast, há uma explicação rápida sobre práticas operacionais do encerramento de um projeto. Há também a explicação das razões sobre porque é importante fazer processos de encerramento de um projeto.
No que tange a discussão sobre os aprendizados de um projeto, é muito relevante refletir sobre como cada um na sua organização aprende e perceber que nem todos aprendem da mesma maneira.
Nos dois casos que ouvimos, os projetos foram pensados, desde o seu início, para terminarem e se tornarem um processo contínuo parte da vida dos empreendimentos apoiados. Para virarem um processo contínuo. Isso traz de volta a discussão eterna sobre a diferença entre Projetos e Produtos de uma organização.
Apesar do autor tratar no texto sobre produtos digitais, é claro, o paralelo possível do que ele traz com os dilemas que temos no campo de projetos de impacto socioambientais.
O artigo que se sugere a leitura neste campo da biblioteca apresenta um estudo sobre métodos e impacto da extinção de políticas públicas. Os projetos também devem seguir métodos e medir os impactos de seus encerramentos. A reflexão que se estimula com esta leitura é a de que o encerramento de um projeto deve ser feito, mas deve ser levado em consideração que seu encerramento está inserido em um contexto de alta complexo: os problemas socioambientais não têm soluções únicas e dependem da interação de atores múltiplos para chegarem mais perto da compreensão e da solução.