Entrevista com Welson Alves, coordenador da Global Opportunity Youth Network (GOYN), em São Paulo.
Entrevista com Victória D’Araujo do Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia).
No Guia do Project DPro, a etapa que ajuda a discutir a Justificativa de um projeto, é a “Identificação e Definição do Projeto”. Este item pode ser encontrado nas páginas 43 a 79.
Dica: Atenção especial ao item sobre a Lógica de Intervenção do Projeto, a partir da página 65.
Guia ProjectDPro pág.43 até a pág.79
item 2.1 Identificação e Definição do Projeto
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A partir da leitura anterior, você compreendeu, de forma mais ferramental o que é a Teoria de Mudança. Neste artigo da Move Social, os autores reforçam a discussão apresentada quando questionamos na apresentação do VSF: “Você já esteve envolvido em um projeto cujo impacto desejado não era muito claro”?
Para chegarmos ao cerne do problema que o outro está vivendo, é necessário praticar o ouvir e o sentir. Somente desta maneira, é possível pensar em uma solução efetiva para o problema. No link abaixo, há uma explicação e um vídeo baseado na Dra. Brené Brown, que conta o que é empatia na prática, tão importante para solução de problemas socioambientais.
Ter boa vontade nem sempre é suficiente para resolver os problemas sociais. No link a seguir, é possível assistir uma palestra estilo TedxTalks que conta a experiência dos Engenheiros sem Fronteiras no Malawi e como uma solução brilhante foi tudo que a população não precisava!
Agora que já sabemos como identificar um problema, é preciso pensar em uma solução plausível e como justificar a existência do projeto.
Marco Lógico é uma ferramenta que ajuda a estruturar e deixar visível tudo isso. No link a seguir, há uma extensa explicação do que é o Marco Lógico, sua origem e também layouts livres para o uso.
Ao exercitar o marco lógico, inicia-se a jornada pelo mundo dos indicadores. Algo que parecia simples, como dizer o que queríamos fazer com o projeto, começa a se mostrar um pouco mais complexo quando precisamos especificar de que modo teremos certeza se atingiremos o resultado esperado.
No material abaixo, o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e a Move Social apresentam as referências de avaliação de impacto no campo dos negócios sociais, descrevem os principais desenhos metodológicos que podem ser utilizados e exploram as ferramentas centrais existentes.