A Aupa nasceu como veículo jornalístico segmentado em maio de 2018. Sua missão foi produzir uma cobertura crítica do ecossistema de impacto socioambiental e trazer à tona conteúdos relacionados às ações, soluções e transformações socioambientais no Brasil e no mundo. Suas reportagens abriram espaço para diferentes representantes do setor e deram visibilidade a emergente agenda de negócios de impacto.
A partir de organizações, coletivos, fundações, institutos, governos e conglomerados empresariais, a Aupa jogou luz às oportunidades e aos desafios do segmento e auxiliou na compreensão das constantes transformações sociais e ambientais do início do século XXI. A proposta do portal aupa.com.br foi propor um diálogo inclusivo, a partir do jornalismo comprometido que fomentasse um debate crítico a longo prazo a partir dos desafios da crise climática e crescente desigualdade social.
Com credibilidade conquistada, a Aupa diversificou e ampliou seu modelo de negócio no início de 2022, quando deu início a estruturação de um núcleo para atender a demanda de produtos de comunicação customizada com viés de sustentabilidade para grandes empresas. A partir dessa estratégia de consultoria em conteúdo, a Aupa já produziu e especializou-se na publicação de relatórios anuais de impacto para empresas como Instituto Votorantim, Instituto Claro, Fundo Vale, FJBSA, Vox Capital, Conselho Britânico, entre outros.
A palavra Aupa significa adiante no idioma basco euskera. É nesta trajetória de mudanças e com olhar para o futuro diante das consequências do presente que a Aupa permanece seu caminho de contribuição para as pessoas e o planeta.
Nossa equipe
Ivan Zumalde (fundador):
zumalde@aupa.com.br
Susanne Sassaki (diretora-executiva):
su@aupa.com.br
Reconhecimento
– Vencedor do Prêmio Jornalista de Impacto na categoria “Audiovisual”, com a série “Eu Errei”.
– Destaque na publicação da Revista Página 22 – sobre 20 anos do ICE.
– Iniciativa de mídia no 2º Mapa de Negócios de Impacto pela Pipe.Social.
– Coordenação de Comunicação no 1º Fórum de Negócios de Impacto Zona Leste.
– Iniciativa contemplada na 1ª Mostra GIFE de Inovação Social.