Aupa, jornalismo de impacto

A Aupa é um veículo jornalístico segmentado, lançado em maio de 2018 e voltado à cobertura crítica do ecossistema de impacto social. O objetivo é trazer à tona conteúdos relacionados às ações, soluções e transformações socioambientais no Brasil e no mundo. Para tanto, suas reportagens abrem espaço a diferentes representantes do setor, contextualizando dados que revelam mudanças na base da pirâmide social e também no universo dos negócios.
A partir de propostas do setor 2.5, da legislação, de coletivos das periferias, das fundações, institutos e conglomerados empresariais, a Aupa joga luz às oportunidades e aos desafios do segmento e auxilia na compreensão das constantes transformações do mundo, além do próprio ecossistema de impacto. Ou seja, propõe-se um diálogo inclusivo, a partir do jornalismo comprometido que fomente um debate crítico a longo prazo.
Assim, os empreendedores de diversos setores e portes, as ações das organizações intermediárias, bem como os diversos caminhos dos recursos financeiros aportados em propostas que se pretendem sustentáveis, são alguns dos temas centrais abordados. Investigar, apurar e contextualizar estão, portanto, relacionados a reportar transformações socioambientais, a partir de diferentes atores e instituições relacionados ao ecossistema de impacto. Vale lembrar: sem nunca desconsiderar as variáveis da estrutura social, que trazem como consequência problemas, desigualdades, dentre outras violências.
Com o compromisso da transparência e da imparcialidade, a Aupa propõe um jornalismo baseado na inquietação e na pluralidade de vozes. E, assim, constitui sua equipe de comunicadores em uma disposição horizontal e diversificada, de modo a legitimar a linha editorial.
Aupa significa adiante em basco e é neste caminho, pensando o futuro e as consequências do presente, a partir de ações de todas as camadas da pirâmide social, que apuramos histórias. Jornalismo e impacto socioambiental.

Nossa equipe

Ivan Zumalde (fundador):
zumalde@mymag.com.br

Susanne Sassaki (diretora-executiva):
su@aupa.com.br

Fernanda Patrocínio (editora):
fernanda@aupa.com.br

Designer: Murilo Mendes

Repórteres: Angélica Weise, Laiza lopes, Leonardo Nunes, Mariana Ferrari, Mariana Vieira, Nayá Fernandes e Thiago Liberal

Empresa B

A Aupa é um veículo integrante da Mymag Editora, que, por sua vez, faz parte do Sistema B. Enquanto integrante deste movimento global, firma-se o compromisso da empresa como peça de uma rede de diversos empreendimentos, de diferentes portes, em prol de soluções e transformações socioambientais. Este compromisso faz parte de um processo coletivo que visa padrões de gestão e transparência, equidade, justiça e representação, respeitando a complexidade da composição da sociedade.

Reconhecimento

– Finalista do Prêmio Jornalismo de Impacto/2020 – categorias Audiovisual e Iniciativas inovadoras.
– Finalista do Prêmio Jornalismo de Impacto/2019 – categoria Iniciativas Inovadoras.
– Destaque na publicação da Revista Página 22 – sobre 20 anos do ICE.
– Iniciativa de mídia no 2º Mapa de Negócios de Impacto pela Pipe.Social.
– Coordenação de Comunicação no 1º Fórum de Negócios de Impacto Zona Leste.
– Iniciativa contemplada na 1ª Mostra GIFE de Inovação Social.

Outros canais

Aupa Doc
Selo Aupa