“Não queremos ser monopolistas e sim, incentivar a imensidão de pastos no Brasil a se regenerarem através da nossa tecnologia.”
Para o entrevistado do podcast dessa semana, sustentabilidade, conservação ambiental e inclusão social precisam gerar receita para se tornarem algo possível
Como pode haver tanta abundância e tanta miséria em uma mesma cidade, região ou país? Por que temos de escolher entre crescer economicamente ou preservar o meio ambiente? Se eu salvo um ecossistema e destruo outro, estou realmente sendo sustentável? Observar e sentir essas contradições levaram Johannes Zimpel ao caminho do empreendedorismo socioambiental.
Formado em agricultura biodinâmica, economia e administração na Alemanha, Johannes trabalhou durante sete anos no programa Floresta em Pé até ser convidado para o cargo de diretor no programa Inocas, em Minas Gerais.
Johannes defende a grande importância da formação de uma rede de apoio em torno dos empreendimentos ambientais, tanto da parte dos consumidores quanto de investidores: “Desde empresas automobilísticas e aéreas até cosméticas e alimentícias, o setor privado tem cada vez mais interesse em deixar uma pegada socioambiental positiva sem esperar que o Estado faça normas”.
Quer saber mais sobre as ideias de Johannes Zimel? Puxe o banquinho e ouça o Aupacast.
PERFIL
Nome do empreendedor: Johannes Zimpel.
Negócio: Inocas.
O que (o negócio) faz: plantio de macaúba por meio de parcerias rurais com produtores, arrendamento ou em áreas próprias.
De onde é: São Paulo e Minas Gerais.
Quando começou: 2019.
Principal tema da conversa: discrepâncias sociais e desequilíbrio ambiental.
Soluções buscadas: democratizar as técnicas de regeneração de solo.