“Lutamos por uma nova cultura da agricultura, diferente e viável para a vida das pessoas, que preserve a natureza, gere trabalho e renda. E que seja sustentável.”
O Aupacast dessa semana abre espaço para a ambientalista Luiza Avelar, CEO da startup Regenera. Entre suas ideias, a importância do olhar para as nossas riquezas e a possibilidade de trabalhar as agroflorestas de forma lucrativa
Filha de agricultores urbanos, criada na periferia do Rio de Janeiro, Luiza Avelar cresceu entre hortaliças, galinhas e patos criados no quintal dos pais. Nem a faculdade de veterinária e a especialização em aves silvestres despertaram a paixão de Luíza. Sua verdadeira inclinação a levou de volta às raízes, viver de agricultura, plantar árvores e se reconectar com a terra.
Assim nasceu a Regenera, startup que une tecnologia e técnicas de agrofloresta com agricultura regenerativa, biodiversa, de forma sucessional. Hoje, o principal foco do projeto está em Roraima, na região amazônica.
Luiza acredita no futuro que produza melhor, empregando mais pessoas de forma digna. “Uma agricultura que valorize as espécies nativas e se aprenda a domesticá-las. Queremos fazer com que a terra seja fertil em todos os aspectos, contribuindo com a conservação da biodiversidade.” Ainda que, nas suas palavras, Roraima seja uma região cada vez mais tomada por empreendimentos que desprezam importantes questões como mudanças climáticas e sequestro de carbono. Para Luiza, é uma mudança possível. Esse é só o começo da conversa. Acompanhe essas e outras reflexões no nosso Aupacast.
PERFIL
Nome da empreendedora: Luiza Avelar.
Negócio: Regenera.
O que (o negócio) faz: fomento e desenvolvimento de sistemas regenerativos de produção de alimentos e madeiras em larga escala.
De onde é: Roraima.
Principal tema da conversa: a importância de se valorizar as riquezas da região amazônica, e levar uma forma diferente, regenerativa e sustentável, de fazer agricultura.
Soluções buscadas: uso prioritário de espécies nativas em sistemas de silvicultura mista, agroflorestas sucessionais e sistemas de integração pecuária-floresta (IPF).
The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you. https://www.gate.io/zh/signup/XwNAU