Ao longo das semanas após a chegada da pandemia causada pelo Covid-19 no Brasil, articulações de empresas, fundações, coletivos e demais parcerias começaram. De imediato, a população, por um todo, se preocupou se os empregos seriam mantidos – o que diz respeito diretamente à renda das famílias e ao seu poder de compra e acesso aos recursos mínimos e serviços que fazem parte das rotinas privadas.
A seguir estão algumas possibilidades e parcerias que estão acontecendo no ecossistema de impacto e que visam urgências em diferentes aspectos. Conheça o movimento #ONovoNormal, liderado pela Quintessa, e também o Plano de Resposta Socioambiental, encabeçado pela Conexsus.
Possibilidades para o futuro
A Quintessa lançou o movimento #ONovoNormal, para que a ações de impulsionamento que visam diminuir desigualdades sociais continuem. Ou seja, que o novo padrão para a “normalidade” seja aquele que coletivamente será construído a partir da experiência após o Covid-19.
A proposta parte justamente das desigualdades escancaradas e da dificuldade de acesso de milhões de brasileiros a direitos básicos, como água para lavar as mãos (medida de higiene fundamental), bem como saúde e educação de qualidade. Soma-se ainda a incoerência de haver brasileiros abaixo da linha da miséria e que passam fome ao fato do país ser uma potência agrícola e agroexportadora; além dos desdobramentos advindos do aquecimento global e da devastação de florestas.
Para este novo “padrão”, a Quintessa ressalta que é preciso o empenho em: atuação feita com base na colaboração, de modo a valorizar o comércio local e a solidariedade; ação de forma integrada entre os diferentes setores da sociedade, considerando também que a decisão individual pode fazer diferença ao coletivo; a reconexão com a missão e os propósitos, tanto para empresas quanto para indivíduos, valorizando o processo (o como se faz) e as parcerias; as pessoas devem estar no centro das decisões; e uma qualidade de vida mais digna e justa a toda população e mais respeito ao meio ambiente.
Para saber mais sobre o movimento #ONovoNormal, clique aqui. A seguir, conheça algumas startups destacadas pela Quintessa e que podem colaborar durante a crise do Coronavírus.
Emergência agrícola
Ações para auxiliar a agricultura familiar e os pequenos produtores também estão sendo feitas. A Conexsus, em parceria com a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS) e o Fundo Vale, montou um Plano de Resposta Socioambiental aos impactos da pandemia. O recorte está nas conseqüências econômicas sofridas por cooperativas, associações e pequenos negócios de agricultura familiar sustentável e do extrativismo.
A ideia parte dos dados advindos do levantamento feito pela Conexsus e seus parceiros em abril, onde se evidenciou que empreendedores rurais têm sido bastante afetados, principalmente aqueles que dependem de mercados de nicho, como restaurantes, feiras livres e entrega de merenda escolar. Vale ressaltar que o desmatamento e a degradação dos biomas (ainda mais acentuados) são também consequências da pandemia e seu contexto e que atingem diretamente aqueles que vivem da lida no campo, sobretudo produtores pequenos.
A proposta das organizações em parceria é amenizar os efeitos destes problemas com o desenvolvimento de canais de comercialização com novos compradores públicos e privados. A estimativa é que cerca de 400 negócios comunitários sejam atingidos em todo território nacional.
Para saber mais sobre a ação, acesse o site oficial. Além da realização feita por Conexsus, Unicafes, CNS e Fundo Vale, as seguintes organizações também apoiam esta mobilização: Fundação Arymax, Grupos Pão de Açúcar/Instituto GPA, Climate and Land Use Alliance e Good Energies Foundation.
Créditos da foto de capa: site oficial da Conexsus.