Os 7 passos essenciais para o sucesso na captação de recursos

Captar não é uma ciência, mas exige inteligência, estratégia, conhecimento sobre o mercado e sensibilidade para lidar com expectativas.

0
1222

Acessar capital para fazer o negócio avançar é a hora da verdade para a maioria dos empreendedores. E assim é porque buscar investidores de forma segura e adequada requer tempo e exige preparo e planejamento. Definitivamente coloca à prova competências importantes para o sucesso do negócio.

Captar não é uma ciência. Não tem receita de bolo para ser replicada em escala industrial. Captar é uma arte que envolve certamente uma inteligência estruturada. Para chegar lá, é um dever sempre considerar que, no fim do dia, estamos lidando com expectativas humanas e tudo o que isso significa em termos de complexidade.

Nos artigos anteriores, aprofundamos as 3 características principais do Vale da Morte – volatilidade, nebulosidade e incerteza. No artigo de hoje, vamos falar sobre elementos essenciais para elevar as chances de sucesso em uma captação neste contexto.

Passo 1 – Preparar-se para captar.

Se você quiser crescer mais velozmente, tenha certeza que vai precisar de recursos de terceiros. Portanto, preparar-se e preparar as pessoas que estarão engajadas no processo é vital. Muitas vezes interagimos com empreendedores que demonstram estar em busca de recursos sem haver feito o “dever de casa”.

Passo 2 – Estude e compreenda as diferentes fontes de recursos existentes.

Quais são os diferentes atores que poderiam financiar sua startup? O que eles têm feito? Quais as suas teses de impacto e de investimento? Porque você entende que são interessantes para seu negócio? Dinheiro não é tudo. O que virá além dele como um ativo que pode gerar valor para sua startup? Pode ser conhecimento técnico, gestão, network, tecnologia, sinergia de portfólio com as investidas já existentes, entre outros.

Passo 3 – Entenda qual é a sua fonte de recursos

Descubra qual dessas fontes é a mais adequada para o estágio e o perfil do seu negócio. Hierarquize todos os que foram mapeados em uma lista e foque nos top 3.

Passo 4 – Tenha um bom storytelling.

A narrativa precisa ser coerente e consistente. Qualquer investidor vai querer saber em detalhe quem é você e o seu time, como você gera e captura valor no seu modelo de negócios, porque que você precisa do dinheiro, como ele vai ser utilizado e que diferença fará no negócio. O investidor também está interessa em saber o quanto você conhece sobre o mercado que está atuando e seus riscos inerentes. Quanto mais claro for seu storytelling e quanto mais rico em evidências, caso você já possua algumas, mais poderoso é o seu pitch. E lembre-se, menos é mais. Não ultrapasse 12 slides.

Passo 5 – Conte a sua estória em números.

Eles dão consistência ao seu modelo e a sua visão de futuro. Números são o reflexo de uma história em desenvolvimento. Ter um fluxo de caixa estruturado, no caso da Din4mo, nos interessa mais pela coerência que percebemos entre a narrativa que o empreendedor nos conta e como ela está espelhada nos números do que a certeza de que esses números serão performados. Sabemos que não há certezas, mas queremos perceber a competência do empreendedor em conectar seu sonho com o negócio. Uma planilha bem feita ajuda a sustentar boas conversas e estressar premissas e cenários.

Passo 6 – Esteja ciente do timing de negociação.

Mesmo quando cumprimos os passos anteriores, a negociação pode exigir muito e eventualmente os prazos teimam em não ser os que esperávamos. Várias decisões difíceis terão que ser tomadas: Qual o valor do negócio? Quais serão as regras da sociedade e as responsabilidades de parte a parte? Tenha sangue frio e seja honesto. Não dá para enrolar.

Passo 7 – Saiba cuidar bem do recurso que chegou e do novo investidor.

Ele não só está embarcando no seu projeto de futuro como pode ser um aliado fiel na jornada que passam a trilhar juntos.

No próximo artigo, iremos aprofundar um modelo específico de captação que tem evoluído positivamente como fonte de capital semente: o crowdequity.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome