Um dos métodos para evitar e combater o Coronavírus é a higiene. Preservar os ambientes limpos, lavar as mãos com sabão de forma adequada e também fazer a assepsia das mãos usando álcool em gel.  Aliás, álcool, tanto em sua versão líquida quanto na em gel, é um dos itens mais procurados neste contexto pandêmico. Muito exigido no cotidiano das pessoas e também na área da Saúde, sendo um material básico para seus profissionais, o álcool está em escassez nas prateleiras de supermercados, farmácias e demais comércios, devido à forte procura movida pela necessidade do momento de todos e também pelo consumo exagerado (ou ainda egoísta) de alguns.

E como os atores do ecossistema poderiam ajudar nesta situação? A resposta pode vir da responsabilidade social e da possibilidade de deslocar esforços para um único produto. A Natura &Co América Latina (grupo que reúne Avon, Natura, The Body Shop e Aesop na região), empresa que registrou receita líquida de R$13,4 bilhões, em 2018, é um destes casos.

A Natura, vale lembrar, é a maior empresa que faz parte do grupo certificado pelo Sistema B e fez da demanda um processo de ação. A parceria do grupo com a São Martinho, empresa do setor sucroenergético, irá processar e envasar 15 mil quilos de álcool gel e 50 mil litros de álcool em solução 70% para serem doados à Secretaria de Saúde de São Paulo. Serão doados, assim, frascos de 750 ml para uso dos postos de saúde (Unidades Básicas de Saúde) de todo o Estado de São Paulo. Serão doadas também 2,8 milhões unidades de sabonetes, em barra e líquido, para comunidades carentes ao redor das operações da Natura na América Latina.

 

Interdependência-20
Aliar lucro, preocupação socioambiental, impacto social positivo e benefícios faz parte das características do grupo que compõe o Sistema B. “Nunca, como indivíduos e como equipe, passamos por um momento tão intenso no Sistema B. Trata-se de um momento sensível da nossa sociedade. Mais do que nunca, é hora de colaborarmos, mostrando a nossa resiliência e também a nossa interdependência”, comenta Francine Lemos, diretora executiva do Sistema B Brasil, na apresentação da Plataforma Interdependência-20.

A plataforma surgiu como uma ação da própria rede diante do novo contexto que vivemos em virtude do Coronavírus. Trata-se de um espaço para reunir informações, posicionamentos do movimento B (Brasil e global) e também boas práticas adotadas pelas empresas da rede. Há quatro eixos principais onde as empresas certificadas podem compartilhar suas experiências: políticas e práticas de empresas B para lidar com a crise, o que as empresas B estão fazendo pela sociedade, como as empresas B podem se ajudar e também webinars para trocas entre a rede B global. São os primeiros movimentos para se pensar o futuro e as ações em busca de impacto social positivo, benefícios e lucro  – para uma sociedade menos desigual.

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