Manual orienta grandes empresas a atuar com negócios de impacto

0
1400

No Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto, o Sense-Lab anunciou em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) o lançamento do Manual Oportunidades para Grandes Empresas: Repensando a forma de fazer negócio e resolver problemas sociais. A publicação é direcionada a líderes em grandes empresas, com propostas e orientações para atuar no campo de negócios de impacto.

Este é o resultado de discussões sobre como engajar empresas grandes no campo de investimentos em negócios de impacto. Em junho de 2017, a convite da Força Tarefa de Finanças Sociais e com o apoio da Aoka Labs, 40 organizações se reuniram para um laboratório em inovação social. A publicação é fruto dessas discussões, nas quais foi consenso a necessidade da participação de corporações para impulsionar o ecossistema de impacto.

O manual explica o que são negócios de impacto, mas também discute e apresenta modos de incluí-los como parte integral do modelo de negócios de grandes empresa. Para isso, a publicação trata de desafios e oportunidades, internos e externos, e estratégias para gerar impacto socioambiental positivo nas cadeias e processos que já fazem parte do modelo de negócio dessas empresas.

Conforme foi debatido no próprio Fórum de Finanças Sociais, o desafio é retirar a questão do impacto socioambiental de seu lugar periférico nas grandes empresas, destinado aos setores de responsabilidade social. O manual e outras ações no campo visam trazer essas preocupações e responsabilidades para o chamado core business das empresas — isto é, para dentro das cadeias de produção.

Além de Sense-Lab e ICE, a publicação é um esforço conjunto de pessoas em diversas organizações, como Derraik & Menezes, PwC, Mattos Filhos, Nestlé e Kymberly-Clark. É possível dar download gratuito no material neste link.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome