A cada grupo de 20 brasileiros, um destes indivíduos não tem acesso regular à alimentação básica. Segundo o IBGE, hoje há 10,3 milhões de brasileiros enfrentando a fome grave. Um problema que é crônico e, mais do que nunca, tem urgência para ser debatido.

Diante deste contexto e motivado pelo Dia Mundial da Alimentação Saudável, que ocorre em 16 de outubro, o Coletivo Banquetaço encabeça a campanha “Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome”. Trata-se de uma aliança para firmar compromisso diante do enfrentamento da fome, unindo organizações do terceiro Setor e da sociedade civil.

Entre os dias 12 e 16 de outubro se iniciará a programação destes diálogos, com diversos seminários on-line e com a presença de cozinheiros, educadores, nutricionistas, lideranças religiosas e pesquisadores.  Além disso, nos dias 17 e 18 deste mês acontecerá o “Marmitaço” em algumas capitais brasileiras, onde coletivos atuarão para a distribuição de marmitas. Algumas destas articulações foram montadas a partir do contexto da pandemia de Covid-19.Para mais informações, acesse o site oficial.

Ouça a canção que inspirou o nome da campanha.

O objetivo das ações é denunciar o avanço da fome no país e os desmontes de Políticas Públicas que contribuíram para o agravamento do quadro, além de fortalecer campanhas de arrecadação e ações solidárias que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Tudo para aumentar a discussão pública sobre a defesa da vida e do direito ao acesso à alimentação segura e de qualidade, envolvendo diversos setores da sociedade civil.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome