Um encontro mundial pelo Bem-Estar

Evento internacional reúne pensadores, artistas e seleto time de líderes sociais para debater sobre o bem-estar e seu impacto nas pessoas e no Mundo. Aupa traz relato e alguns ensinamentos do encontro realizado em Junho, em Bilbao, no país Basco.

0

Foram 4 dias de sessões plenárias e mais de 1000 pessoas imaginando novos futuros e e possibilidades para o mundo. O projeto wellbeing fez de Bilbao, no país basco, um espaço para pensar e principalmente experimentar novas perspectivas em torno do bem-estar e suas múltiplas percepções. O encontro buscou proporcionar a possibilidade de um mundo mais perto de nós mesmos, ainda por construir.

“Nós queremos uma economia do crescimento. Do crescimento do Bem-Estar” foi uma das inúmeras mensagens disseminadas pelo Fórum que buscava dar espaço para uma narrativa não apenas econômica da vida em sociedade. O propósito foi buscar respostas para encontrar bem-estar e qualidade de vida em tempos tão turbulentos. O objetivo era despertar a consciência das pessoas e impactar e influenciar organizações. Segundo a curadora de conteúdo do projeto, a argentina residente no Brasil Elena Crescia, organizadora e curadora dos eventos TEDxSãoPaulo, os resultados são intangíveis e futuros.

“Foi como lançar uma pedra num lago, e nem podemos imaginar todas as repercussões do evento terá nos participantes, nas organizações e nas comunidades que fizeram parte deste encontro memorável”

A participação foi diversa e contou com líderes de organizações dos cinco continentes. Entre artistas, neurologistas, cientistas, filantropos e lideranças políticas entre palestrantes e convidados, o fórum simbolizou o desejo de mudança pós pandemia. Um novo normal repleto da cultura do afeto e capaz de transformar mentes adoecidas por um período tão difícil para todos. A arte teve papel fundamental no encontro. Intervenções artísticas ocorriam por toda a cidade, dentro e fora dos locais de debate. Durante o evento, houve ainda uma mensagem especial envida em carta por Dalai Lama, lida para o público:

“Há um grande e crescente desejo de mudança no mundo: mudança que inaugura um compromisso renovado com os valores éticos e espirituais. Tal mudança envolve a defesa dos direitos humanos e da dignidade humana, bem como da responsabilidade humana”

O Fórum trouxe mensagens inequívocas. É preciso ter a consciência que o mundo passa por uma transformação e é urgente imaginar outras realidades. Mudanças que tragam mais bem-estar para os indivíduos e principalmente um bem-estar coletivo e acessível a todos. A metamorfose é pessoal mas o ganho será coletivo e compartilhado. O planeta e os seres vivos buscam bem-estar e cura.

“O passado não pode ser alterado, mas o futuro ainda pode ser repensado” foi outra mensagem entre palestras, intervenções e oficinas em Bilbao. A visão da mudança na sociedade será um resultado do esforço coletivo desses dias e um ensaio para fazer a humanidade ter mais compaixão de si própria e viver em harmonia com o ambiente. Essa luta também se dá pela criatividade e a imaginação que nutre a mente e o espírito rumo a uma nova realidade. A esperança estava no desejo do fórum: “A resposta deve ser o amor para qualquer pergunta que seja feita. Vamos pregar a revolução do amor”. Essas e outras mensagens foram deixados como legado do Fórum:

“Vamos dar poder uns aos outros, não uns sobre os outros” (Raino Bakshi)

“O bem Estar é sobre o processo, não sobre o resultado” (Yazmani Arboleda)

“Devemos criar algoritmos para igualdade de oportunidades” (Sennay Ghebreab)

A paz é o lugar de onde podemos servir e refletir” (Reggie Hubbard)

 

A visão da conferencista brasileira, a psicóloga e Psicoterapeuta, Cris Ferraz Prade, traz um resumo de importância de olhar para dentro para enxergar o outro. A fundadora da Casa do Cuidar e criadora do Vital Kompaz, trouxe para o Fórum a importância do cuidar para alcançar o bem-estar:

“A humanidade existe porque alguém cuida. O cuidar compassivo é a base da nossa existência é o que nos conecta em nosso melhor. Estar no mundo de forma compassiva é uma atitude que favorece nosso mundo interno e externo. Ao olhar para dentro damos atenção ao nosso mundo interno, damos atenção para a nossa Bússola Vital e assim navegamos na vida mais cientes de quem somos, o que desejamos, e para onde queremos seguir, bem como mais cientes da existência do outro, das durezas da vida e das belezas também”.

Para impactar positivamente o mundo ao nosso redor, precisamos estar bem conosco mesmo, com os outros e com o meio em que habitamos. O bem-estar é reflexo de pensamento, emoções e da história que vivenciamos. A percepção da mente advém de um complexo – e ainda não completamente compreendido – fenômeno social, psicológico e biológico de nosso cérebro.

Independente do emaranhado circuito de sinapses que formam suas crenças ou ideologias, todos buscam bem-estar. Não se trata de auto ajuda, abraçar árvores ou abdicar da vida urbana. Trata de de compreender sua existência e se conectar com o mundo, suas belezas e problemas. Vale a pena ir além da superfície e o evento Wellbeing quer te fazer pensar de outra maneira. Pensar o impacto socioambiental a partir do bem-estar, da espiritualidade, da inclusão, da ética e do amor podem trazer mais resultados e impactos para as próximas gerações do que soluções de mercado.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome