1) O que um coaching diria para quem busca cuidar da saúde mental? Quais conselhos daria para quem quer ter mais qualidade de vida e convive com a ansiedade?

Ficar atento aos sinais físicos e emocionais, de falta ou excesso. Por exemplo, dores de cabeça repentinas e que se repetem em determinadas situações. Aqui existe um gatilho! Cada caso é um caso, mas ter qualidade de vida é uma decisão, para quem quer viver melhor. É necessário estar atento as escolhas diariamente. Ter mais qualidade de vida, é sair da zona de conforto, e mudar o modelo mental de como está procedendo até o momento. As escolhas para uma qualidade de vida, promovem bem estar imediato e os índices hormonais se equilibram. Os conselhos mais básicos parecem ser os mais difíceis de serem mudados, exatamente porque estão arraigados a anos em nós. Dormir melhor fazendo a higiene do sono, se alimentar melhor comendo mais frutas e verduras cruas. Se exercitar fisicamente, conviver com amigos e familiares. Trabalhar em algo prazeroso. E se divertir se desligando da rotina. Crie mini metas, um pouquinho todo dia. Por exemplo: para uma alimentação saudável, escolha 1 alimento que não vai mais comer por uma semana, ou ao contrário um alimento que vai introduzir na sua mudança alimentar. Crie blocos de horários estratégicos na agenda. Não deu certo, mude o horário, até se sentir a vontade para fazer e não desista. Parece pouco, mas estamos construindo um caminho neural novo! Não renegocie com você! Apenas faça o que estipulou.

2) A vida profissional atual está cheia de pressões e a construção de uma carreira é cada vez é mais instável. Como preparar a mente para esses novos tempos e um futuro incerto?

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos, o ensino ficou mais democrático, as necessidades mudaram e a tecnologia protagonizou uma parte muito grande desta mudança. Funções que não existem mais, modus operandi revisitado, novas profissões, novas abordagens na liderança, modelos disruptivos e tantas outras coisas. Não se pensa mais em ter apenas uma carreira na vida. É uma mudança de mindset. Estávamos operando com um mindset fixo, com um roteiro mais ou menos estabelecido e um mercado de trabalho que não mudava muito. Agora, perdemos a referência, mas ganhamos em protagonismo. A possibilidade de cada um pensar de que modo pode ser mais feliz trabalhando, o que se escolhe fazer, a partir do que se faz melhor é um ganho para todos os envolvidos na cadeia produtiva. Um resultado com mais excelência. Soma-se a isso o conceito de lifelong learning, como um modelo ativo de aprendizagem. Saindo de um mindset fixo para um mindset de crescimento.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome