“Eu Apoio” (ep. 1) ARTEMISIA

A Artemisia é uma das pioneiras do setor de impacto social do país. Liderada por Maure Pessanha há mais de uma década, a aceleradora apoia negócios que visam transformar a vida de milhares de brasileiros por meio de seus programas e mentorias. Nesse 1º episódio da série "Eu apoio" conheça como a Artemisia superou os desafios para seguir na difícil missão de "mudar o mundo e ganhar dinheiro" ao mesmo tempo.

0
582

“Entre ganhar dinheiro e mudar o mundo, fique com os dois.” A frase de apresentação do site da Artemisia revela seu compromisso no ecossistema de impacto: disseminar e fomentar negócios de impacto social no Brasil, atividade na qual é pioneira. Para isso, a organização sem fins lucrativos potencializa esses negócios com soluções inovadoras que impactem a vida de brasileiros de baixa renda e em situação de vulnerabilidade. Ou seja, é preciso mudar a partir da base para a construção de um país mais próspero.

A Artemisia foi fundada em 2004 e, ao longo de sua história, apoia negócios de impacto com o objetivo de que tais empresas consigam chegar à escala de mercado, ao mesmo tempo que impactem positivamente a vida de comunidades e indivíduos. Assim, a organização incentiva negócios que possam ser viáveis e bem-sucedidos, tanto social quanto economicamente – aliando, dessa maneira, a sustentabilidade dos negócios à responsabilidade social. Os programas oferecidos para apoiar empreendedores e seus respectivos negócios respeitam e atentam para os diferentes estágios que as empresas enfrentam, como a prototipagem, a validação de produto e de mercado, além do crescimento. Mais de trezentos negócios já foram apoiados pelos programas da Artemisia, com 150 negócios acelerados desde 2011 – são 112 milhões de reais em investimentos articulados em negócios acelerados e mais de 30 milhões de pessoas beneficiadas pelos negócios acelerados (contagem até dezoito meses após a aceleração).

Os programas de aceleração da Artemisia têm duração de seis meses e visam potencializar os empreendedores para, consequentemente, ter melhor mensuração de impacto a partir dos negócios. Pensando nesse enfoque, a organização destaca os seguintes setores em prol da transformação social: educação, saúde, habitação, serviços financeiros, energia, mobilidade, alimentação, primeira infância e empregabilidade. Todos esses setores atuam de forma transversal, em sua maioria, quando pensada a análise e a mensuração de impacto dos negócios selecionados. Nos programas, as empresas são inseridas na metodologia Artemisia, bem como têm acesso à aceleração personalizada, às mentorias com atores estratégicos no ecossistema de impacto e à expansão de networking. Há ainda o refinamento do impacto social, a formatação do modelo de negócios e a rede Artemisia. Esta última oferece diálogo e contato com um grupo de empreendedores, parceiros (como empresas, fundações e institutos), mentores de diferentes setores e investidores, como anjos e venture capital. Uma rede dialógica pensando no ecossistema como um todo.

Para saber mais sobre o projeto acesse aqui:

FICHA

Fundado em: 2004.

Quem apoia: negócios de impacto, como Vivenda, Erê LAB, Movva, Geekie, HandTalk e Pluvi.On. Todas estas empresas participaram dos programas de aceleração da Artemisia.

Quem é o apoiador: Potencia Ventures (parceira e cofundadora); Omidyar Network, Facebook, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Socioambiental Caixa, Ford Motor Company Fund, Fundação Cargill, Instituto Sabin, Gerdau, Fundação Grupo Boticário, MetLife Foundation, Aspen Network of Development Entrepreneurs, Eletropaulo, Fundação Lemann, Fundação Arymax, Pinheiro Carrenho Advocacia, YOD, Plugin Contábil e Nogueira, Elias, Laskowski e Matias – Advogados (parceiros e apoiadores atuais); Coca-Cola Brasil, Natura, Danone, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Alana, The Rockefeller Foundation, Fundação Telefônica, Credit Suisse Hedging-Griffo, Avina,  J. P. Morgan, Halloran Philanthropies, Instituto Inspirare e Instituto Rede (parceiros e apoiadores que fazem parte da história da Artemisia).

Serviços e produtos: aceleração, fomento e disseminação de negócios de impacto com programas que oferecem prototipagem, validação de produto e de mercado e mensuração de crescimento.

Contato: artemisia.org.br.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome