“Eu Apoio” (ep. 3) PHOMENTA

Empreender, acelerar e pensar muito além da filantropia. A Phomenta é um negócio social que traz como missão o apoio a organizações sociais a partir de ferramentas de gestão e inovação.

0
270

Empreender, acelerar e pensar muito além da filantropia. A Phomenta é um negócio social que trabalha com certificação e aceleração de ONGs. Fundada em maio de 2015, em Campinas (SP), por Lorhan Caproni e Izadora Mattiello, a empresa traz como missão o apoio a organizações sociais transparentes e consolidadas a partir de ferramentas de gestão e inovação.

A trajetória da empresa começou com o propósito de ser uma ponte entre investidores sociais e ONGs. Em 2016, a Phomenta passou a ser membro da Rede Global de Pro Bono, movimento global de apoio às organizações que necessitam de algum serviço específico e que não podem pagar por ele. A empresa foi indicada pela Fundação BMW para fazer parte da rede e, após participar de summit em Cingapura, passou a ser uma das representantes na América Latina. Tendo em vista que a gestão é um dos problemas das Organizações da Sociedade Civil (OSC), o posicionamento da Phomenta trata justamente de potencializar a gestão e a profissionalização das OSC. Ainda em 2016, a empresa realizou sua primeira turma de aceleração social.

Em 2017, houve o lançamento de novos programas, como o Pro Bono corporativo, devido às demandas mais complexas vindas das OSC e a assessoria filantrópica com famílias e institutos. Em 2018, a Phomenta filiou-se e passou a ser a primeira instituição brasileira a ser membra do International Committee on Fundraising Organizations (ICFO). Foi, assim, a primeira instituição nacional para avaliação de Transparência e Boas Práticas do terceiro setor, que diz respeito as ONGs. Desse modo, a partir de sua avaliação, a empresa tem como objetivo dar confiança a doadores em organizações sociais idôneas e transparentes. Em 2018, criou ainda o Clube de Investidores.

A Phomenta cobra uma taxa de 10% sobre os investimentos que administra e já impactou mais de 20 mil pessoas desde sua fundação. Para fazer parte da rede Phomenta são avaliados princípios como gestão e governança, potencial de impacto social, informação pública, responsabilidade financeira e sustentabilidade. Dentre os ganhos, as empresas obtêm mais visibilidade com a certificação, além de benefícios com parceiros, crescimento via networking e participação nos programas de aceleração social.

FICHA

Fundado em: 2015.

Quem apoia: ONGs certificadas: Instituto de Ação Social pela Música (Neojiba), Associação Amigos do Guri, Centro Cultural Louis Braille de Campinas, Adote um Gatinho etc.

Quem é o apoiador: no programa de Aceleração Corporativa há clientes como Johnson & Johnson, Coca-Cola, Vale, Instituto Sabin e CPFL Energia.

Serviços e produtos: certificação de ONGs, aceleração social, aceleração corporativa e clube de doadores (assessoria para filantropia familiar e corporativa).

Contato: phomenta.com.br

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome