“Eu Apoio” (ep. 4) SITAWI

A SITAWI é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social.

0
237

A SITAWI – Finanças do Bem – é um dos principais articuladores que apoiam negócios com propósito social no Brasil. Além de se constituir como pessoa jurídica tradicional, também é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip). A empresa possui certificação B e é considerada pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social. Uma das expertises da organização é analisar a performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. Sua missão é direta: mobilizar capital para impacto socioambiental positivo.

Com onze anos de atuação, a SITAWI está sediada em São Paulo e conta com escritórios no Rio de Janeiro (RJ) e em Carauari (AM). Em junho de 2019, em parceria com o Instituto Sabin, a SITAWI lançou a Plataforma de Empréstimo Coletivo com o objetivo de possibilitar que pessoas físicas e jurídicas invistam diretamente em negócios de impacto socioambiental, de modo a trazer mais recursos ao ecossistema bem como fomentar mais iniciativas que geram transformações. Na plataforma da SITAWI, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Organização das Nações Unidas são destacados na apresentação de cada uma das iniciativas. Com investimentos a partir de mil reais, com juros que pagarão 1% ao mês, a operação é feita pelo modelo P2P lending, com a CapRate. Dentre as empresas selecionadas para participar da primeira Rodada de Empréstimo Coletivo há a CoopSertão – Cooperativa Ser do Sertão (BA), a Orgânicos In Box (RJ), Stattus4 (SP), Inteceleri (PA) e a UPSaúde (RN).

Por intermédio do apoio de empréstimos socioambientais, a SITAWI apoia e beneficia uma série de projetos. Dentre eles destacam-se o Centro de Integração de Educação e Saúde (Cies), o Instituto Peabiru, a Inocas, a Feira Preta, o Instituto Alpha Lumen e a Inova Urbis. Dessa articulação, a SITAWI também teve seus esforços reconhecidos ao longo da última década. Figurou entre as cem melhores empresas do país em 2017 e em 2018, segundo o Instituto Doar e, além disso, está posicionada como a sexta organização social mais influente do Brasil e a oitava na América Latina pelo ranking TOP 500 NGOs da NGO Advisor. Em 2011, segundo o Beyond Banking, ainda foi considerada o melhor agente de investimento social responsável da América Latina.

 

FICHA

Fundado em: 2008.

Quem apoia: empresas e instituições financeiras voltadas ao ecossistema de impacto e aos negócios com propósito social.

Quem é o apoiador: a SITAWI tem como parcerias e alianças diversas iniciativas como a coordenação do Grupo de Trabalho de Financiamento Climático do Observatório Latino-americano para Ação Climática (GFLAC). É também signatária do CDP (Disclosure Insight Action) e do PRI (Principles for Responsible Investment – Princípios para Investimento Responsável), além de fazer parte da diretoria executiva da Força-Tarefa de Finanças Sociais no Brasil, ao lado do Instituto de Cidadania Empresarial, entre 2015 e 2017. Também é integrante da rede global Aspen Network of Development Entrepreneurs, contribui para a base de dados dos indicadores Iris (Impact Reporting & Investment Standards), é associada do Gife (Grupos de Institutos, Fundações e Empresas) e parceira no desenvolvimento do Ecossistema de SIBs no Brasil, por intermédio do SIBHub BR, com colaboração do Instituto Sabin.

Serviços e produtos: mecanismo financeiros, gestão de fundos filantrópicos e rotativos, contratos de impacto social, coordenação de programas territoriais, consultoria em finanças sustentáveis e pesquisa e avaliação ASG (Ambiental, Social e de Governança).

Veja todos episódios

Contato: www.sitawi.net.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome