Investimento paciente pela bionergia

No episódio 4 da série Impacto Verde um bate-papo sobre restauração e preservação ambiental com Gustavo Araújo da Bionergia

0

“Nós investimos há 15 anos nesse negócio e ainda não tivemos lucro. Nada a ver com filantropia. É pioneirismo e realização pessoal.”

A busca por soluções para a produção rentável de bioenergia e para a fixação de pessoas no campo é o terreno onde foi germinada, na Chapada Diamantina, a Bioenergia Orgânicos, startup que o Aupacast desta semana irá apresentar

“Esse não é o típico empreendimento onde você pega o seu investimento financeiro, compra umas terras, contrata umas pessoas e o projeto vai sair”, afirma Gustavo Araújo. Para ele, a responsabilidade de gerar impacto ambiental positivo vai muito além, pois envolve pontos de orquestração entre os órgãos públicos, os setores privados e os próprios cidadãos e, principalmente, aceitar a soberania da natureza.

Vindo de uma família ligada ao setor agrícola no interior da Bahia, Gustavo se envolveu no início do projeto, em 2006. Combinou sua experiência com investimento em novas tecnologias à paixão pelo campo que seu pai nutriu ao longo da própria carreira como executivo industrial.

A primeira tarefa realizada pela startup foi conhecer as comunidades locais. “Há dois quilombos na Chapada Diamantina, e nós fomos conversar com os quilombolas para entender o relacionamento deles com aquela região. O resultado é que hoje trabalhamos em parceria com mais de 30 quilombolas, e assim não é mais um projeto meu. É um projeto da região”.

 Quer saber mais sobre o projeto da Bioenergia e o impacto ambiental? Então, acompanhe o Aupacast e o bate-papo com Gustavo Araújo. 

 

 OUÇA AQUI 


 

PERFIL

Nome do empreendedor: Gustavo Araújo.

Negócio: Bioenergia Orgânicos.

O que (o negócio) faz: Projeto agroindustrial de fruticultura orgânica.

De onde é: Chapada dos Guimarães, Bahia.

Quando começou: 2006.

Principal tema da conversa: a natureza específica e peculiar dos negócios de impacto socioambiental.

Soluções buscadas: produção rentável de bioenergia em parceria com comunidades locais.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome