Um exercício breve: consegue se lembrar como as empresas as quais você consome produtos e serviços têm se comunicado? A estratégia mudou durante esta época de isolamento social? Agora faça esse mesmo exercício pensando em micro e pequenos empreendimentos ao seu redor, que nem sempre têm em seu orçamento estratégias bem definidas de comunicação e marketing.
Com o isolamento social, enquanto medida de proteção, empreendedores têm se virado para continuar ofertando seus produtos e serviços. E muito dessa força vem de estratégias que alinham criatividade, redes sociais e acesso à internet – sendo este último um recurso não tão acessível assim. Sem esquecer, claro, do impulso das parcerias.
O Comitê de Impacto Social, por exemplo, é um destes coletivos que buscam dialogar com pequenos empreendedores de diferentes maneiras para que eles possam vender seus produtos e serviços em épocas de crise. Encabeçado por Emperifa, Aupa, Meninas Mahin e Back to Basics, o comitê atende sobretudo pequenos empreendimentos de regiões periféricas com técnicas de vendas, comunicação, dicas para usar redes sociais e processos de entrega de produtos. Para receber os conteúdos e os alertas das lives, você pode se cadastrar neste link.
Marcelo Machado, fundador da causar, plataforma de conteúdo focados em propósito, foi um dos convidados pelo comitê para o diálogo com empreendedores, via webinar. Na oportunidade, ele compartilhou sua experiência no mercado audiovisual e deu dicas para tornar o celular e sua câmera aliados na hora de expor e vender um produto. por exemplo. “Estamos vivendo um momento inusitado e convivendo com algo para o qual não estávamos minimamente preparados. Fomos convidados, ainda que de forma compulsória, a ficarmos em casa e repensarmos sobre quem somos e como são nossas relações com nós mesmos, com o outro e com o mundo”, pondera ele.
A relevância das parcerias é um caminho também para enfrentar velhos problemas estruturais e suas consequências – como uma espécie de união entre os pequenos negócios. “Vivemos em um país pressionado por três crises simultâneas: sanitária, econômica e política. Isso tudo num Brasil com extrema desigualdade social (raça, gênero, renda) e baixíssima mobilidade social o que agrava ainda mais os nossos problemas, sobretudo nos territórios periféricos onde vivem pessoas em vulnerabilidade”, destaca Machado.
As atividades do Comitê de Impacto Social continuam e em maio a nova programação será divulgada.
Designers em ação!
“E se cada um dos profissionais de design, marketing e tecnologia ajudar um micro-negócio local durante a crise e a se adaptar a um mundo totalmente digital?”. É com esta provocação que a iniciativa Designers do Povo se apresenta. Trata-se do encontro de profissionais digitais com os proprietários de pequenos negócios, de maneira colaborativa e sem custo. Uma forma de firmar parcerias e apoiar a economia local e os pequenos empreendimentos que não se encontram na classificação de negócios essenciais – e que sentem com mais força as consequências do impacto econômico, sobretudo devido à pandemia.
A iniciativa pretende atuar em escala global (já conta com a adesão de designers de países como Itália, Canadá e México) e explora potencialidades da Economia Criativa e da comunicação digital. Os designers são voluntários e cadastram-se pelo app, onde é possível procurar um pequeno negócio para auxiliar. Se você é um nano ou microempreendedor e precisa de ajuda, basta acessar gratuitamente este formulário. A ideia é fazer a ponte entre quem precisa e quem está disposto a ajudar estas marcas.
Rui Lira é o idealizador da iniciativa e ressalta a importância de aliar o conhecimento e a tecnologia em momentos de crise como o que vivemos. “É onde o nosso trabalho se torna mais relevante, pois o potencial de transformação social está latente”, explica. Ele também fala sobre a urgência de globalizar a ideia. “Para criar consciência sobre a relevância do comércio local e do microempreendedor para a prosperidade das economias locais e vitalidade das cidades”, completa. Em pouco tempo de desafio, a iniciativa já cumpre o seu propósito: na primeira semana, já foram mais de 100 designers e 30 proprietários envolvidos.
Para outras informações, você pode entrar em contato com a iniciativa pelo e-mail ou pelas redes sociais Facebook e Instagram
BOX: Articulação, parceria e mobilização
Um dos negócios que recebeu auxílio foi a mobilização liderada por Alex Fisberg e Vitor Motomura, ao lado da Pivoart e do Feito a Laser, para a confecção de máscaras do modelo face shield para instituições de Saúde, sobretudo aquelas que atendem ao SUS. Eles contaram com o apoio da designer Paula Ynemine na criação de posts para a campanha de arrecadação. “Essa era uma campanha bem emergencial, por questão de necessidade. Existe um pequeno empreendimento por trás da iniciativa”, comenta Paula. Um exemplo de comunicação digital e design aliado ao impacto social positivo – e urgente. A campanha de doação, feita no site Benfeitoria, foi concluída e alcançou as seguintes marcas: