Aceleradoras, mentores, consultores, investidores, institutos, fundações, organizações sociais, governos, marcas e corporações. Todos esses compõem o rol de atores do ecossistema de apoio aos negócios de impacto social e ambiental. Um campo em construção e...
Caso você ainda não tenha percebido, foi aberta a temporada de divulgação de princípios do Investimento de Impacto. Pelo mundo, não há uma cartilha única e universal sobre quais são os critérios que determinam se...
Ultimamente eu venho vivenciando um movimento muito interessante que é a convocação de pessoas em prol de um bem comum. O renascer do espírito coletivo. No trabalho, cada vez mais, empresas e organizações nos procuram...
Acessar capital para fazer o negócio avançar é a hora da verdade para a maioria dos empreendedores. E assim é porque buscar investidores de forma segura e adequada requer tempo e exige preparo e planejamento....
Você sabe o que é investimento de impacto? Em 2008, quando a SITAWI foi fundada, quase ninguém sabia. Mas, hoje, o termo é mais buscado no Google do que “investimento responsável”, um conceito que nasceu...
As empresas deveriam ter como foco endereçar necessidades concretas da sociedade e do planeta? Essa pergunta reflete uma questão norteadora do nosso trabalho e estudos no Sense-Lab.
Mesmo vindo de setores mais tradicionais da economia, as...
Solidão, apego e dinheiro: quais são as ‘dores’ dos empreendedores sociais
Ana Flávia Castro Vidigal
Tornou-se lugar-comum dizer que vida de empreendedor não é fácil. Que empreender é girar e equilibrar vários pratinhos ao mesmo tempo. De fato, é um corre danado para montar equipe, pensar na infraestrutura necessária, na...
Na coluna de setembro, comentamos que para elevar as chances de sucesso contra o Vale da Morte, temida fase na trajetória de desenvolvimento de uma startup, a primeira atitude necessária para o empreendedor é reconhecer,...
Perguntas sem respostas, recursos escassos e dúvidas em relação ao que fazer. Durante a jornada empreendedora, o aprender a aprender pode ser seu maior ativo
Por que conhecer o seu cliente e suas necessidades? Por que medir a satisfação do cliente? Essas são perguntas para as quais nenhum empreendedor vai titubear em responder. Sem conhecer seu cliente, seus problemas e...