Reportagens

No vácuo de empresas e governos, soluções socioambientais estão nas mãos...

Os desafios socioambientais nas periferias de cidades grandes são muitos. Falta de espaços verdes, dificuldade para comprar alimentos sustentáveis, grandes distâncias entre emprego e trabalho, entre outros. São problemas antigos que perpassam diversas gestões e gerações, muitos deles causados, em parte, pela própria ação conjunta entre entes públicos e privados. Para solucioná-los, no entanto, as posturas oficiais são insuficientes. Sobra para organizações autônomas buscarem formas de preencher o vácuo, a partir das realidades das próprias pessoas, de baixo para cima e das periferias para o centro.

Carros elétricos ainda são carros

Entenda porque isso significa que eles não são a melhor saída para reduzir emissões de gás carbônico

O impacto dos Yanomamis

Foram 20 anos sem receber visitantes. As portas do Yaripo estavam fechadas até que um projeto de Ecoturismo idealizado pelos Yanomamis fez reabrir o monte sagrado. Na luta contra o garimpo e por mais protagonismo, os guardiões da floresta abriram seu território e o Pico da Neblina voltou a aparecer entre as nuvens. Agora, turistas sedentos em conquistar a maior montanha do Brasil e imergir na cultura Yanomami podem entrar para conhecer e aprender os impactos da Amazônia. A Aupa esteve na expedição da retomada e traz relato exclusivo sobre a transformação depois de 10 dias no interior da selva junto com os Yanomamis.
NEWSLETTER | RECEBA POR E-MAIL

Cases

Fazendas de ilusões

Entre o boom e o trabalho precarizado em plataformas

Lei do Bem abre espaço para a inovação nas empresas

Único benefício fiscal federal para o desenvolvimento tecnológico na iniciativa privada, a lei de incentivo reforça a relevância da pesquisa para o avanço econômico do país

Periferias resistem aos desafios de acesso e qualidade da internet

Conheça as iniciativas e-Bairro e TrazFavela que buscam utilizar a tecnologia para apoiar empreendedores locais

Entrevistas

2p: sobre trabalho, direitos sociais e futuro

Marta Bergamin é socióloga, professora da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e coordenadora da Pós-Graduação em Sociologia da instituição.

2p: sobre informalidade, inclusão produtiva e mercado de trabalho

Natália Di Ciero Leme é gerente de programas e parceiros da Fundação Arymax e uma das coordenadoras do estudo: Retrato do Trabalho Informal no Brasil, desafios e caminhos de solução.

2p: sobre autoconhecimento, meditação e ayahuasca

Marcelo Luna é praticante de meditação Vipassana e está em constante aprendizagem para viver sua paz interior

2p: sobre educação, ser professor e trabalhar em escola pública

Vivian Alves é educadora e defensora da escola pública, gratuita e de qualidade para todos. É diretora a escola municipal EMEF Alexandre de Gusmão, em Guaianazes

2p: sobre saúde mental, qualidade de vida e carreira

Jamile Dertkigil é coach de vida e carreira, palestrante, facilitadora de rodas de conversa e coautora do livro "coaching, mude seu mindset para o sucesso".

Colunas

Aupa TV

O que temos feito para reconstruir as bases e os pilares no ecossistema de impacto?